Mostrando postagens com marcador picanha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador picanha. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Festival Gastronômico de Joinville

Saudações, povo! Neste mês de agosto (de 1 a 19), nossa cidade pôde provar o melhor de algumas casas incluídas em mais uma edição do Festival Gastronômico. A fórmula é simples: entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo em todos os estabelecimentos (R$ 34,90). Este valor não abrangia as taxas de serviço ou couvert. Dependendo do lugar, o valor sairia um pouco mais caro por causa destes "extras".

Analisei os cardápios de todos os restaurantes e acabei visitando cinco na ordem apresentada a seguir, com o cardápio entre parênteses e meus comentários logo após o mesmo.

1) Alles Picanha (Salpicão de presunto, cenoura e uva passa com creme de ricota e requeijão cremoso, Lula recheada com salmão e risoto de cerveja escura e Banana flambada e coberta com queijo, chocolate meio-amargo e castanha de caju).
Fui cheio de curiosidade com o prato principal e a decepção foi grande. A entrada era boa e a sobremesa foi o que salvou a noite. O prato principal era todo de uma cor só e tudo tinha o mesmo gosto. Não havia contraste de sabores e era enjoativo demais.
Avaliação: 

2) Prinz Restaurante & Lounge (Endívias ao creme clássico de maçã [Folhas finas ao creme de maçã com iogurte e nozes], Lagosta com base de bobó de camarão e risoto de shitake [lagosta sapateira sobre base de bobó de camarão branco guarnecido de risoto de shitake] e Semifredo de limão [mousse cremoso gelado sobre base de biscoitos de amêndoas com leve toque de limão siciliano]).
Tudo muito bom. Faltou pouco pro excelente. Qual era o problema? A quantidade! o prato principal era muito grande e duas pessoas que estavam comigo não deram conta. Exagerar na quantidade é promover o desperdício de alimentos. Ponto negativo! A sobremesa também seria mais saborosa se estivesse um pouco mais gelada.
Avaliação: 


3) Zum Schlauch (Salada de caranguejo com endívias e tomate-cereja, sentados em alface crocante, Marreco assado, servido em leito de mousselini de inhame e funghi secchi e molho espagnole e Mil folhas de banana-da-terra, ganache de doce de leite e avelãs).
Mesmo tendo certa aversão ao lugar, fui lá experimentar os pratos porque senti que poderia ser bom. Não me decepcionei. Fui em uma quarta-feira para evitar muvucas, mas não consegui escapar do tenebroso "couvert artístico". Não foi tão ruim porque a dupla tocou umas músicas legais da década de 80, MAS EU NÃO PEDI MÚSICA!!!! Donos de bares, se vocês querem colocar música em sua casa, podem colocar! Só deixem o valor do couvert embutido no preço dos produtos. Assim, não ficamos chateados com essa cobrança abusiva. Ah, a comida... Quantidade boa, temperatura correta, pratos bem preparados e saborosos. Marreco é marreco, né? Muito bom.
Avaliação: 

4) Gourmet Restaurante e Pizzaria (Creme de Aspargos [Delicioso creme de aspargos guarnecido com torradas temperadas com ervas e patê de cebolas], Tornedor de Filét Mignon ao Molho Robert acompanhado de Rigattonni recheado ao Molho Cubos Cheese e champignons flambados ao vinho e na manteiga e Panacota com Creme de Chocolate e Café).
O creme estava com gosto de queimado. Deve ter queimado no fundo na panela e o gosto passou para todo o creme. O filé mignon estava muito bom, bem temperado e com acompanhamentos saborosíssimos. A sobremesa também estava boa. Este é um bom lugar, mesmo não chamando muito a atenção de quem passa pela frente.
Avaliação: 

5) Adega Don Maximiliano (Provolone ao forno [Provolone Gratin com geleia de pimenta e pães], Filetto Confianza [Rolê de mignon crocante, recheado com salame e cream cheese, acompanha purê de macaxeira] e Rafaello [Cake de chocolate com coco queimado e mousse de chocolate branco]).
Queijo muito saboroso e a geleia de pimenta caiu muito bem. Achei o purê de acompanhamento da carne meio sem sal, mas quando comido junto da carne não teve problemas. A sobremesa é que foi um show e fez tudo merecer quatro estrelas. Crocante, levemente fria e com um sabor de "quero-mais-duzentos-desses".
Avaliação: 

Agora é só aguardar a próxima edição do Festival que deve ser em janeiro. Que venha!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Alles picanha

Depois de um jogo de volei na sexta (20/01), fui tomar umas e experimentar o Festival Gastronômico do Alles Picanha com minha companheira de sempre e mais um amigo.

Meu amigo não quis comer e ficou só tomando a cerveja Weiss da Opa Bier. Tomamos quatro. Duas ele e duas e e minha companheira.

A entrada consistia em um Mouse de Atum. Era feita de atum (óbvio!), iogurte natural, creme e ervas e era acompanhado de torradas de pão preto. Achei que era pouca torrada pra quantidade de mousse. Estava muito gostoso, mas tivemos que comer o mousse puro mesmo, pois o pão acabou rapidinho.

O prato principal tinha o nome de Noix Angus ao Cabernet Sauvignon. Explicando: medalhão bovino de raça nobre Angus marinado ao vinho, gergelim e shitake, acompanhado de risoto de nozes e purê de batata salsa. Tudo estava muito bom. A porção conseguiu me deixar satisfeito pela primeira vez neste festival. Minha companheira reclamou que a carne estava muito salgada, mas eu acabei nem notando. O papo estava bom e a cerveja também, logo nem notei o sal da carne.

De sobremesa, tínhamos um tal de Petit Croc, que era um bolinho crocante com calda de laranja kinkan e sorvete de creme. Confesso que esperava um bolinho mais crocante. Parecia que a massa estava um pouco úmida demais e sem a crocância que lhe era atribuída na descrição, mas ainda assim a sobremesa estava muito boa.

Ponto muito positivo foi que tudo nos foi servido muito rápido. Creio que não ficamos nem uma hora no local. Serviço foi feito sem nenhuma pompa e com muita agilidade.

Avaliação: