quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

D.O.C. Cucina & Co.

O DOC foi  o primeiro restaurante do Festival Gastronômico que visitei. Já conhecia o lugar e fui no sábado passado (14/01) com boas expectativas e que foram realizadas. O DOC tem um sistema de serviço semelhante ao Poco Tapas. Porções pequenas, sabores extremos e combinações que nunca pensamos em fazer em nossa cozinha (seja por falta de conhecimento ou de material). Acredito que a gastronomia molecular também é uma "brincadeira" do chef do DOC.

Pra quem não conhece, durante o Festival Gastronômico, alguns restaurantes oferecem um cardápio diferenciado com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 29,90 por pessoa.

A entrada do DOC era Ceviche de “peixe do dia” ao suco de seriguela e aji vermelho. Ceviche comigo e minha esposa é sacanagem, quase uma covardia. Somos dois apaixonados por este prato e o do DOC estava sensacional. Quando eu faço em casa, o gosto de cebola fica muito forte e o deles estava no ponto certo.

O prato principal era Bacalhau COD desfiado em manteiga de sálvia com alho negro e tomates sweet grape confit, couscous arroquino Nero e pesto de capuchinha. Adorei o bacalhau. Salgado no ponto e o tal do couscous era o toque que precisava. o pesto dava um sabor diferente ao prato.

A sobremesa era Brownie de castanhas do pará com sorvete de grumixama, mel de engenho e tartar confiance de frutas. Ainda bem que não precisei decorar o nome de cada prato, né? Em geral, brownie já é delicioso e este estava maravilhoso com o sorvete e as frutas que estavam com o prato.

Para acompanhar tudo isso, tomamos um vinho branco sulafricano (umas uvas que não lembro mais o nome acho que era chenin blanc e mais uma).

Estou pensando em deixar o Poco Tapas e o DOC fora das avaliações e considerá-los hors-concours. Em breve, mais avaliações do Festival Gastronômico.

Avaliação:

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Poco Tapas

No meu último dia de trabalho antes das férias (18/12), fui comemorar no restaurante que eu considero como o melhor da cidade: Poco Tapas. É meio injusto avaliar este restaurante junto com os que já avalei por aqui, mas já que eu tenho esta tarefa, vamos lá.

A proposta do restaurante é oferecer a gastronomia molecular. Os pratos são pequenos e elaborados utilizando truques e macetes mais parecidos com a química do que com a culinária. Quem serviu os pratos para a gente foi o chef Fabio Mattos. Em geral ele fica lá cozinhando, mas desta vez estava se divertindo servindo os pratos aos clientes.

A recepção já foi muito agradável. O chef olhou pra gente e disse: "Ah! Acharam o caminho de volta, então?". Já me senti bem-vindo e o bolso começou a abrir. Pedimos uma garrafa de um Chardonnay argentino e fomos de menu degustação (os pratos da casa foram servidos conforme sugestão do chef e custaram 6 reais por pessoa). Comemos de tudo. Carne de jacaré, carpaccio de frutos do mar, nhoque de camarão, ravioli de tomate, etc.

Na sobremesa, o clássico pudim de Jack Daniels e a pipoca caramelizada em nitrogênio líquido. Tinha outra sobremesa que eu não me lembro o nome, mas todos os pratos são sensacionais.

No fim, 266 reais de conta. Valeu cada centavo. Vou voltar lá neste mês, pois vai rolar o festival gastronômico de verão em Joinville. Vou em outros restaurantes também e poderei aumentar as avaliações do blog.


Avaliação:

sábado, 12 de novembro de 2011

L'antipasti Massas


Sempre tive vontade de conhecer o L'antipasti e hoje eu fui lá pra almoçar. Se arrependimento matasse, hoje eu teria morrido.

Para entrada, escolhemos uma salada L'antipasti (Folhas verdes, tomate seco, mussarela de búfala, azeitona preta azapa, iscas de berinjela temperadas e molho cremoso rosé) e o prato principal foi Gnocchi à putanesca. Pra tomar, fomos de água com gás mesmo.

Feito o pedido, a garçonete nos informou que logo traria o couvert (torradinhas e patê ou manteiga). Estou esperando até agora...

Chegou a salada e disso eu não posso reclamar. Excelente combinação. Não poderia ter sido melhor. Terminada a refeição, a garçonete recolheu os pratos e começou o tormento. Isso porque até aquele momento ainda não tinha chegado a água com gás. Pessoas que tinham chegado após a gente já tinham sido servidas com suas bebidas e nada da nossa. A garçonete pediu desculpa e nos trouxe a água. SEM GÁS! Santa incompetência. Pedi pra trocar. Óbvio!

Depois disso achei que melhoraria com o Gnocchi. O prato era pra duas pessoas e servia facilmente três pessoas com fome. Ou seja, sobrou coisa no prato. Detesto esse desperdício. Outro GRANDE problema do prato era o sal. Estava salgado demasiadamente. Provavelmente o excesso de sal era no molho e não consegui comer grande parte dele. Imaginem vocês que tive que comer gnocchi sem molho. Foi o que tive que fazer.

"Acabamos" de comer e eu já quis ir embora. Não conseguia mais ficar lá dentro com tanta incompetência. O que salvou o lugar foi que não cobram os famosos e contestáveis 10% de taxa de serviço. Também gostei que o lugar vende outros produtos diferenciados e importados como molhos, vinhos, chocolates, etc.


Avaliação:

Cantina Borgonovo

Olá, amigos. Restaurantes foram visitados, mas como eu também tenho vida, acabei não publicando nada no último mês.

Ontem fui à Cantina Borgonovo com minha esposa e tinha um belo jantar e uma ótima noite.

Estava azul de fome e pensei em pedir algo grande, mas me contive e fui aos poucos.

Eu pedi Rondelli de presunto e queijo com molho basílico (uma espécie de mistura de molho branco com molho pesto) e minha esposa pediu uma sopa chamada Agnolini al Brodo. Os pratos estavam excelentes. Acabei queimando a língua devido à minha fome, mas isso não é culpa do restaurante. A sopa era acompanhada de torradas e queijo ralado. Achei que meu prato seria pequeno, mas no final acabei vendo que estava na medida certa. Não comi pouco e nem fiquei estufado.

Pra acompanhar os pratos pedimos uma jarra de suco de laranja que acabou sendo pouco e pedimos outra em pouco tempo. Suco feito na hora e muito gostoso.

A sobremesa que pedimos foi profiteroles. Se fosse só pra uma pessoa acho que seria demais, mas para nós dois estava de bom tamanho. Uma massa do tipo carolina com recheio de sorvete de creme e calda de chocolate por cima de tudo. Excelente pedida.

O serviço dos garçons é um show à parte. Super atenciosos e nem precisávamos pedir pra servir. Acabava a comida do prato e lá estavam eles pra perguntar se desejávamos mais e nos servir. Se a gente olhava meio torto pra algum lugar, os garçons já achavam que estávamos chamando pra pedir algo. Muito, mas muito atenciosos mesmo. Não mereciam 10% de taxa de serviço, mas uns 20%.

Parabéns ao lugar. Continuem assim.

Avaliação:

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Baggio Pizzeria & Focacceria

Olá, amigos. Que tal terminar a semana com uma boa pizza?? Foi isso que eu fiz na sexta passada.

Durante toda a nossa pizza, fomos servidos de uma jarra de suco de laranja que estava muito boa. Nem foi preciso pedir outra. O tamanho estava muito bom.

Falando da pizza, pedimos uma pizza média: metade shitake joão poró (mussarela, cogumelo shitake, alho poró e manjericão) e metade parma especial (mussarela, presunto di parma, rúcula e lascas de queijo parmesão).

Excelente pizza. Massa gostosa e o "recheio" sensacional. O presunto di parma deveria ser direito constitucional. Educação, saúde, ir e vir, segurança e presunto di parma. Pra mais mais?

A única coisa que não gostei foi do ambiente. Muito barulho e não dava pra conversar com quem estava em minha própria mesa. Só comemos a pizza e ja saímos. Não foi culpa do restaurante, mas tinha cheiro de cigarro dentro do estabelecimento. Isto porque um estúpido e mal educado estava fumando na entrada do restaurante e o cheiro entrava na pizzaria. Deveriam baixar uma lei proibindo o consumo de cigarros a 50 metros de qualquer estabelecimento que serve alimentos. PALHAÇADA!


Avaliação:

domingo, 18 de setembro de 2011

Pinus Restaurante e Choperia

Estávamos meio sem opção pra sair na sexta passada e passamos no Fiji Bar. Eu não tava muito afim de sushi, mas fui convencido pela minha companhia. Chegando lá descobrimos o fato triste. Couvert: 5 reais por pessoa. Não sou contra a cobrança, só que eu queria ir lá pra comer e não pra ouvir música. Resultado: dei marcha ré no carro e paramos duzentos metros à frente no Pinus.

Não achei nenhuma foto pra colocar aí do lado, mas fica a minha dica pra este muito bom restaurante joinvilense.

Proposta do lugar: 4 tipos de sopas, 3 tipos de pães, 2 tipos de hackepeter e buffet de sobremesas. Além disso, ainda tem azeitonas, maionese, pimentas, manteiga e outras coisas.

As sopas desta vez eram: Canja de galinha (existe canja de outra coisa??), creme de aipim com bacon, sopa de feijão e caldo de peixe.

Pães: trigo, preto e, pasmem, pão de queijo. Isso não é tipo de pão... Sinto muito, mas pão de queijo, pra mim, é outra categoria. Petisco, sei lá...

Pra quem não conhece hackepeter, nada mais é do que carne moída crua com muitos temperos. Antes que alguém diga alguma coisa, eu falo antes: coma primeiro, depois diga se gosta ou não. Tínhamos, então, a opção de hackepeter com ou sem pimentão.

Sobremesa: sagu com creme e pudim de chocolate.

Todas as sopas que experimentei estavam boas. Não comi a canja, pois não gosto de carne em sopa. Na sopa de feijão tinha calabresa e linguiça que eu consegui comer. O bacon do creme de aipim também estava bem fininho.

Fiquei triste só com uma coisa: todo mundo atacou o pão preto e eu tive que esperar algumas vezes a reposição. Sobrou pra uma menina que eu vi pegando os últimos pães em certo momento. Toda vez que ela passava por mim, eu torcia pra ela tropeçar, hehehehehe. Maldades à parte, eu também tenho o direito de me divertir com a desgraça alheia.

Diz um professor que trabalha comigo que a qualidade do restaurante é medida pela qualidade do sagu que ele serve. Se fosse assim, o Pinus não estaria bem servido. Sagu estava clarinho, bem pálido. O creme que salvava. O pudim de chocolate certamente era de pacote, mas pra quem já tinha comido tanto, as sobremesas servidas estavam de bom tamanho.

Ponto para os sucos que tomamos. Eu, uma limonada suíça. Ela, suco de laranja. Ambos feitos na hora. Deliciosos e com gosto de quero mais.

Sem reclamação de garçom, pois, pelo que entendi, era o próprio dono que anotava o pedido de bebidas e servia. Assim, nada de 10% de serviço. JUSTÍSSIMO!!!

Avaliação:

Rosti Haus


Antes de mais nada, fica aqui um pedido de desculpas. Esqueci de comentar sobre alguns lugares que fui. Agora já se passou muito tempo e não lembro mais das coisas, então vou ter que ir de novo e aí comentarei do jeito correto.

Mas falemos do Rosti Haus. Fui até lá na véspera do feriado da Independência (do Brasil, é claro). Eu e minha Frau pedimos uma batata suíça grande, pois achamos que duas pequenas seriam demais. Sabor escolhido: Frango com alho-poró. Dizem por aí que alho-poró é coisa de baitola, mas não estou nem aí pra esses comentários. Eu gosto e ponto final.


Salada: Folhas verdades com queijo brie. Tinha um nome específico pra essa salada, mas eu só me lembro do queijo brie. Sempre adorei este queijo. Na salada, então, fica fenomenal.

Bebidas de acompanhamento: tomei uma Bierbaum de trigo. Cerveja produzida na maravilhosa cidade de Treze Tílias. Minha parceira foi de suco (não estava com cabeça para coisas alcoólicas).

Tudo estava perfeito. Só não ficou perfeita a nossa situação na saída do restaurante. A batata grande é grande mesmo. Matou a fome de nós dois e sobrou. Mas isso tem motivos. Pedimos uma porção de bolinhos da casa de entrada. Porção pequena, mas é batata. Pesa. E muito.

Assim, bolinhos de batata de entrada, salada, batata suíça, cerveja de trigo. Jura que sobrou espaço pra sobremesa...

Ponto positivo pro atendimento do garçom. Simpático e atencioso. Se bem que o lugar pequeno favorece o bom atendimento.

Excelente lugar pra quem tá com fome e não pensa duas vezes em comer bem e pagar o justo.

Avaliação: