domingo, 22 de janeiro de 2012

Péia Chopp & Grill

Falei que voltaria ao Péia e voltei em mais um Festival Gastronômico. Realmente é um excelente restaurante com preços muito convidativos e, conforme o chef do DOC me comentou, eles não cobram os famosos 10% de serviço do garçon. Descobri também que os pratos de lá são elaborados com consultoria do chef do DOC e isto é um grande ponto pra eles. Dificilmente algo será ruim...

A entrada era Bruschetta de siri e alho ao perfume do mar. Siri é delicioso e o alho não roubava a cena. Tudo no devido ponto. 


O prato principal foi Peixe do dia ao creme de bobó e arroz negro com pupunha. Na foto, aparecia que vinha somente um filé, mas vieram dois. A porção era bem grande e matou fácil minha fome. O prato estava muito gostoso, um dos melhores que experimentei até agora no festival. O peixe do dia era linguado e estava levemente marinado e com um camada crocante muito saborosa.

A sobremesa era Brigadeiro de colher com physalis e espuma de milho verde. A sobremesa ser brigadeiro pode parecer pilantragem, mas a simplicidade também pode agradar aos paladares mais exigentes (não que este seja o meu caso...). Sempre fico com um pé atrás com milho verde, pois ele costuma se sobressair nos pratos em que é colocado, mas nesse a pequena quantidade harmonizou perfeitamente.

Tudo isto foi saboreado com dois chopes da Klaus Bier e um chope da Schörnstein. Pela qualidade, achei caro o chope da Klaus (R$ 12,50 uma garrafa de 600ml).

O que pesou na avaliação do Péia desta vez foi a agilidade no serviço. Tudo estava muito gostoso, mas demorou muito pra sermos servidos. O restaurante não estava preparado para tanto movimento e o primeiro prato demorou mais de uma hora pra ser servido. Ficamos quase 3 horas no restaurante e outras pessoas também reclamam da demora. Teve uma mesa que reclamou de uma mariposa que entrou no restaurante. Achei ridícula essa reclamação. Se você vê que o bicho vem da rua, o que o restaurante pode fazer?? Quer que coloque sapos na entrada do restaurante pra que não entre insetos? Cada um...


Avaliação:

Alles picanha

Depois de um jogo de volei na sexta (20/01), fui tomar umas e experimentar o Festival Gastronômico do Alles Picanha com minha companheira de sempre e mais um amigo.

Meu amigo não quis comer e ficou só tomando a cerveja Weiss da Opa Bier. Tomamos quatro. Duas ele e duas e e minha companheira.

A entrada consistia em um Mouse de Atum. Era feita de atum (óbvio!), iogurte natural, creme e ervas e era acompanhado de torradas de pão preto. Achei que era pouca torrada pra quantidade de mousse. Estava muito gostoso, mas tivemos que comer o mousse puro mesmo, pois o pão acabou rapidinho.

O prato principal tinha o nome de Noix Angus ao Cabernet Sauvignon. Explicando: medalhão bovino de raça nobre Angus marinado ao vinho, gergelim e shitake, acompanhado de risoto de nozes e purê de batata salsa. Tudo estava muito bom. A porção conseguiu me deixar satisfeito pela primeira vez neste festival. Minha companheira reclamou que a carne estava muito salgada, mas eu acabei nem notando. O papo estava bom e a cerveja também, logo nem notei o sal da carne.

De sobremesa, tínhamos um tal de Petit Croc, que era um bolinho crocante com calda de laranja kinkan e sorvete de creme. Confesso que esperava um bolinho mais crocante. Parecia que a massa estava um pouco úmida demais e sem a crocância que lhe era atribuída na descrição, mas ainda assim a sobremesa estava muito boa.

Ponto muito positivo foi que tudo nos foi servido muito rápido. Creio que não ficamos nem uma hora no local. Serviço foi feito sem nenhuma pompa e com muita agilidade.

Avaliação:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mango Tex Mex

Olá, gente. Ontem (19/01) foi a vez de eu visitar o cardápio do Festival Gastronômico do Mango Tex Mex. Sempre fui meio reticente aos restaurantes da Via Gastronômica, por causa do agito e de minha sociofobia. Assim, fui pra lá perto das 19 horas e achei até lugar pra estacionar em frente a casa.

Se eu tivesse ido sozinho, a avaliação do restaurante seria melhor, mas o problema esteve no prato servido à minha companheira. Antes de comentar sobre isso, falemos sobre a entrada. Sopa fria de abacate. Tem muita gente que faz cara feia pra sopa e fria, então, só piora. Com minha super mente aberta, experimentei a sopa e gostei. Tinha pimenta e coentro como temperos e achei que precisava estar um pouco mais fria. Estava quase uma sopa a temperatura ambiente.

O prato principal era: Moom Salmon e Mango Risotto. Se falar só isso nem adianta, né? Pois bem, era salmão delicadamente marinado, grelhado e guarnecido de camarões ao molho de tomate frescos e nachos crocantes, acompanhado de arroz ao creme de milho.Achei o arroz um pouco cru. O molho estava bem picante, como uma boa comida mexicana. O problema foi o salmão. O meu salmão era bem fino e não tive problemas com ele, mas o da minha companheira estava muito cru no meio. Não foi bem grelhado e estava mais para um "sushi selado". Pedimos para grelhar novamente o peixe e voltou ainda com partes cruas. Se fosse pra comer peixe cru, eu iria a um restaurante japonês, concordam?

Para a sobremesa, tivemos um Sorbet de Manga decorado com physalis e hortelã. Foi o melhor da noite. Um sorvete feito só com a fruta, sem adicionar água ou leite. Muito gostoso e bem gelado. <ironia> Minha sensibilidade nos dentes agradeceu </ironia>.

Pra tomar fomos de refrigerante mesmo, pois não estava com vontade de beber nada alcoólico. O serviço estava bom, mas o problema é sempre o tal do couvert. Tive que pagar 5 reais por pessoa pra ouvir o mariachis tocando pelos últimos 10 minutos que estive no restaurante. Se eles ainda tivessem tocado por mais tempo... E eu nem fui lá especificamente para vê-los. E ainda cobram a taxa de serviço (10%) em cima do couvert, ou seja, não são R$ 5,00s, são R$ 5,50 por pessoa. Imagina quanto não faturam com 50 centavos de cada pessoa? Concordo que é necessário pagar o couvert para valorizar o trabalho do artista, mas algo precisa ser repensado na cobrança do couvert.

Avaliação:

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

D.O.C. Cucina & Co.

O DOC foi  o primeiro restaurante do Festival Gastronômico que visitei. Já conhecia o lugar e fui no sábado passado (14/01) com boas expectativas e que foram realizadas. O DOC tem um sistema de serviço semelhante ao Poco Tapas. Porções pequenas, sabores extremos e combinações que nunca pensamos em fazer em nossa cozinha (seja por falta de conhecimento ou de material). Acredito que a gastronomia molecular também é uma "brincadeira" do chef do DOC.

Pra quem não conhece, durante o Festival Gastronômico, alguns restaurantes oferecem um cardápio diferenciado com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 29,90 por pessoa.

A entrada do DOC era Ceviche de “peixe do dia” ao suco de seriguela e aji vermelho. Ceviche comigo e minha esposa é sacanagem, quase uma covardia. Somos dois apaixonados por este prato e o do DOC estava sensacional. Quando eu faço em casa, o gosto de cebola fica muito forte e o deles estava no ponto certo.

O prato principal era Bacalhau COD desfiado em manteiga de sálvia com alho negro e tomates sweet grape confit, couscous arroquino Nero e pesto de capuchinha. Adorei o bacalhau. Salgado no ponto e o tal do couscous era o toque que precisava. o pesto dava um sabor diferente ao prato.

A sobremesa era Brownie de castanhas do pará com sorvete de grumixama, mel de engenho e tartar confiance de frutas. Ainda bem que não precisei decorar o nome de cada prato, né? Em geral, brownie já é delicioso e este estava maravilhoso com o sorvete e as frutas que estavam com o prato.

Para acompanhar tudo isso, tomamos um vinho branco sulafricano (umas uvas que não lembro mais o nome acho que era chenin blanc e mais uma).

Estou pensando em deixar o Poco Tapas e o DOC fora das avaliações e considerá-los hors-concours. Em breve, mais avaliações do Festival Gastronômico.

Avaliação:

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Poco Tapas

No meu último dia de trabalho antes das férias (18/12), fui comemorar no restaurante que eu considero como o melhor da cidade: Poco Tapas. É meio injusto avaliar este restaurante junto com os que já avalei por aqui, mas já que eu tenho esta tarefa, vamos lá.

A proposta do restaurante é oferecer a gastronomia molecular. Os pratos são pequenos e elaborados utilizando truques e macetes mais parecidos com a química do que com a culinária. Quem serviu os pratos para a gente foi o chef Fabio Mattos. Em geral ele fica lá cozinhando, mas desta vez estava se divertindo servindo os pratos aos clientes.

A recepção já foi muito agradável. O chef olhou pra gente e disse: "Ah! Acharam o caminho de volta, então?". Já me senti bem-vindo e o bolso começou a abrir. Pedimos uma garrafa de um Chardonnay argentino e fomos de menu degustação (os pratos da casa foram servidos conforme sugestão do chef e custaram 6 reais por pessoa). Comemos de tudo. Carne de jacaré, carpaccio de frutos do mar, nhoque de camarão, ravioli de tomate, etc.

Na sobremesa, o clássico pudim de Jack Daniels e a pipoca caramelizada em nitrogênio líquido. Tinha outra sobremesa que eu não me lembro o nome, mas todos os pratos são sensacionais.

No fim, 266 reais de conta. Valeu cada centavo. Vou voltar lá neste mês, pois vai rolar o festival gastronômico de verão em Joinville. Vou em outros restaurantes também e poderei aumentar as avaliações do blog.


Avaliação:

sábado, 12 de novembro de 2011

L'antipasti Massas


Sempre tive vontade de conhecer o L'antipasti e hoje eu fui lá pra almoçar. Se arrependimento matasse, hoje eu teria morrido.

Para entrada, escolhemos uma salada L'antipasti (Folhas verdes, tomate seco, mussarela de búfala, azeitona preta azapa, iscas de berinjela temperadas e molho cremoso rosé) e o prato principal foi Gnocchi à putanesca. Pra tomar, fomos de água com gás mesmo.

Feito o pedido, a garçonete nos informou que logo traria o couvert (torradinhas e patê ou manteiga). Estou esperando até agora...

Chegou a salada e disso eu não posso reclamar. Excelente combinação. Não poderia ter sido melhor. Terminada a refeição, a garçonete recolheu os pratos e começou o tormento. Isso porque até aquele momento ainda não tinha chegado a água com gás. Pessoas que tinham chegado após a gente já tinham sido servidas com suas bebidas e nada da nossa. A garçonete pediu desculpa e nos trouxe a água. SEM GÁS! Santa incompetência. Pedi pra trocar. Óbvio!

Depois disso achei que melhoraria com o Gnocchi. O prato era pra duas pessoas e servia facilmente três pessoas com fome. Ou seja, sobrou coisa no prato. Detesto esse desperdício. Outro GRANDE problema do prato era o sal. Estava salgado demasiadamente. Provavelmente o excesso de sal era no molho e não consegui comer grande parte dele. Imaginem vocês que tive que comer gnocchi sem molho. Foi o que tive que fazer.

"Acabamos" de comer e eu já quis ir embora. Não conseguia mais ficar lá dentro com tanta incompetência. O que salvou o lugar foi que não cobram os famosos e contestáveis 10% de taxa de serviço. Também gostei que o lugar vende outros produtos diferenciados e importados como molhos, vinhos, chocolates, etc.


Avaliação:

Cantina Borgonovo

Olá, amigos. Restaurantes foram visitados, mas como eu também tenho vida, acabei não publicando nada no último mês.

Ontem fui à Cantina Borgonovo com minha esposa e tinha um belo jantar e uma ótima noite.

Estava azul de fome e pensei em pedir algo grande, mas me contive e fui aos poucos.

Eu pedi Rondelli de presunto e queijo com molho basílico (uma espécie de mistura de molho branco com molho pesto) e minha esposa pediu uma sopa chamada Agnolini al Brodo. Os pratos estavam excelentes. Acabei queimando a língua devido à minha fome, mas isso não é culpa do restaurante. A sopa era acompanhada de torradas e queijo ralado. Achei que meu prato seria pequeno, mas no final acabei vendo que estava na medida certa. Não comi pouco e nem fiquei estufado.

Pra acompanhar os pratos pedimos uma jarra de suco de laranja que acabou sendo pouco e pedimos outra em pouco tempo. Suco feito na hora e muito gostoso.

A sobremesa que pedimos foi profiteroles. Se fosse só pra uma pessoa acho que seria demais, mas para nós dois estava de bom tamanho. Uma massa do tipo carolina com recheio de sorvete de creme e calda de chocolate por cima de tudo. Excelente pedida.

O serviço dos garçons é um show à parte. Super atenciosos e nem precisávamos pedir pra servir. Acabava a comida do prato e lá estavam eles pra perguntar se desejávamos mais e nos servir. Se a gente olhava meio torto pra algum lugar, os garçons já achavam que estávamos chamando pra pedir algo. Muito, mas muito atenciosos mesmo. Não mereciam 10% de taxa de serviço, mas uns 20%.

Parabéns ao lugar. Continuem assim.

Avaliação: